Exposição de Ilustrações para a infância
Tenho um armário cheio de ideias. Números que saltam. Todas as fórmulas que aprendi. Onde estão? Ainda devem viver em algum lado.
Aparecem por vezes numa gaveta ou jarra com plantas velhas. O vento por vezes também traz operações de geometria.
Dividir uma linha recta. As estatísticas e as máquinas - ocupam as prateleiras e partilham o espaço com as bicicletas e os meus livros de história.
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
Com 2 anos as crianças são já capazes de contar.
Elas têm uma capacidade invulgar de estabelecer relações e criar mundos quase abstractos.
A ilustração é uma linguagem que acrescenta níveis de leitura a um texto. Mas pode ela própria ser o veículo do conteúdo.
Nesta exposição mostro diferentes formas de abordar o universo da ilustração, e em que a colagem é um elemento unificador das várias abordagens.
Ilustrações em exposição - cerca de 30 de diferentes projectos: Colecção Histórias do Senhor Valéry, Colecção Rimas de Inventar, White Square Figures, Prémio Jovens Criadores e Ilustrações de jornais e revistas.
No dia da inauguração da exposição estou disponível para fazer uma aula de ilustração com um grupo de cerca de 20 crianças com idades a partir dos 4 anos.
O objectivo é que elas elaborem uma ilustração tendo como ponto de partida um pequeno texto. A técnica a explorar é a colagem como forma gráfica, explorando o potencial estético dos materiais.
Os materiais a utilizar são de desperdício (recortados de jornais e revistas, letras, papel colorido, tecidos) e elementos vegetais, fornecidos por mim. Cada criança deve trazer uma tesoura de bicos redondos, cola e papel branco.
Por Raquel Caiano
A ilustração foi publicada no número 2 da revista GINGKO, ilustrando um artigo sobre a obesidade infantil e como os pais podem lidar com o problema
Nenhum comentário:
Postar um comentário