DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Rachel Caiano


Nasceu em 1977.
O Livro "Os Dois Lados" foi seleccionado para a Exposição "The White Ravens 2008" - Uma selecção internacional dos melhores livros de 2007 - organizada pela International Youth Library, patente na Feira do livro infantil de Bolonha.
Venceu o Prémio de Jovens Criadores 2007 na área da ilustração.
Desenvolveu, em 2005, um projecto artístico - com o objectivo de explorar a relação das crianças com objectos, ideias e conceitos - para o Teatro Aveirense, baseado no livro “O Senhor Valéry” de Gonçalo M. Tavares.
Realizou vários workshops de ilustração a crianças do 5º ano e leituras encenadas.
Exposições individuais: “O rádio que engolia sons”, na galeria Respública, 2004; “Viagens a países imaginários” e “Riscos e construções” na livraria “o Navio de espelhos”, entre outras. Várias Exposições colectivas.
Ilustrou os livros: Colecção o ”O Bairro” de Gonçalo M. Tavares, publicada pela Caminho, de onde se destaca “O senhor Valéry” (prémio Branquinho da Fonseca de Literatura para a Infância da Gulbenkian/ Expresso); “Real…mente”, de Teresa Guedes, parte do plano nacional de leitura, 2005, Caminho; “Histórias tais animais e outras mais” e “Histórias de Patente com Tenente e Outra Gente”, de Pedro Teixeira Neves, 2007 Caminho.
Tem ilustrações em várias publicações, como as revistas Magazine Artes, Pais e Filhos, Aprender a olhar, Colóquio Letras, Notícias Magazine, Egoísta, Atlantis, Pessoal, Domingo e no jornal A Capital.
Trabalha na criação de espaços e objectos de autor.
Curso de Realização Plástica do Espectáculo da Escola Sup. de Teatro e Cinema.
Bolseira do Centro Nacional de Cultura, com o projecto Personagens para uma realidade inútil, na área de Artes do Espectáculo. Bolseira do M.C em 2002, na área de Dramaturgia.
Frequentou Arquitectura na Lusíada e Artes Gráficas no Ar.Co.

Nenhum comentário: