DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Linha Diagonal: Festival Festa Redonda e Capital Europeia da Cultura Talin 2011 (Estónia)

O Projecto Festa Redonda vai programar, até ao final deste ano, uma iniciativa proposta pelo jornalista e escritor João Lopes Marques, a que o próprio chamou provisoriamente de Linha Diagonal.
O objectivo é estabelecer nos próximos anos uma linha directa entre os Açores e Talin, na Estónia, cidade onde vive actualmente Lopes Marques e que receberá em 2011, a par de Turku (Finlândia), a Capital Europeia da Cultura - precisamente uma diagonal, atendendo à posição do arquipélago português e da Estónia no mapa da Europa.
Uma das acções em que esta ligação se materializará será o intercâmbio entre artistas seleccionados pelo Festival Festa Redonda e artistas estónios.
João Lopes Marques é jornalista há 12 anos, vive actualmente entre Lisboa e Talin, capital da Estónia. Colabora com várias publicações, entre as quais a revista de viagens Volta ao Mundo, e é o guionista do programa televisivo "Cuidado com a língua".
Assume-se sobretudo como repórter de viagens. Em 2007, publicou o seu primeiro romance, “O Homem que Queria Ser Lindbergh” (Oficina do Livro).
A par com o realizador Pedro Araújo, pretende criar uma produtora de conteúdos multimédia na ilha de Santa Maria, um projecto candidato ao apoio do Governo Regional dos Açores, através do SIDER - Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores.
A ideia da Diagonal entre os Açores e a Estónia também partiu do facto de estar localizado no arquipélago português o ponto mais ocidental da Europa – Fajã da Aldeia Grande, concelho de Monchique, ilha das Flores - e daquele país ser o mais setentrional e mais ocidental da Europa do Norte.
Com uma superfície de 45 227 km2, a Estónia localiza-se na costa oriental do Mar Báltico, compondo com a Letónia e a Lituânia a região do Báltico. É o país mais fronteiriço do velho continente, onde se cruzam as fronteiras da Europa do Norte e Central e as da Europa do Leste e Central. Fronteiras geográficas, culturais, linguísticas e históricas.
A Estónia tem 1 milhão e meio de habitantes e, à semelhança dos Açores, é uma terra verde, coberta em cerca de metade do seu território por florestas (20 000 km2). Compreende mais de 1 500 ilhas, sendo as maiores as de Saaremaa, Hiiumaa, Muhu e Vormsi. Aderiu à União Europeia em 2004.

Nenhum comentário: