DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Amaya Sumpsi


Natural de Madrid, licenciou-se em Realização de Cinema e Televisão, na Escola Superior de Artes e Espectáculos de Madrid, em 2003. A esta licenciatura acrescenta uma segunda em Literatura e Escrita na Universidade Complutense de Madrid.
Em Espanha, realiza duas curta-metragens de ficção: "Ronny" (16mm), com guião adaptado dos Irmãos Cohen e "Carla" (35 mm) com argumento original. Colabora com o Ministério de Agricultura na escrita, realização e montagem da peça audiovisual “Jó, qué cena!”. Participa em diversos projectos audiovisuais em áreas como produção, realização e argumento.
Chega a São Miguel, Açores, em 2003. Durante a sua estadia trabalha para a Kairós- Criações Periféricas como responsável pelo laboratório de fotografia e na organização de eventos como a Maratona de Fotografia de São Miguel e o Torneio de Fotografia Subaquática do lhéu de Vilafranca. Muda-se para Lisboa em 2005 e, além de colaborar na produção de doumentários como “Waiting for Europe” (Chrisitine Reeh) e “O Homem Criança” (Tiago Pereira), junta-se a Rita Figueiredo e Sandra Gomes para montar o projecto “Docfilmes” (www.docfilmes.com), através do qual faz vídeos para empresas como BlockBuster; Throttlemann; making of´s para as últimas longas-metragens de Atalanta Filmes e vídeos institucionais para Artemrede. Igualmente, dedica-se à legendagem de filmes para os mais diversos festivais: DocLisboa, Indie Lisboa, European Film Festival, entre outros.

Um comentário:

José Ángel Serrano disse...

Se que Amaya lleva varios meses para terminar este documental, cuya idea siempre me ha parecido fantástica. Espero que el Festival sea el acicate que necesitaba. Y que podamos ver Portyo Formoso en las Azores.