DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Exposição e Workshop de Ilustração


Exposição de Ilustrações para a infância

Tenho um armário cheio de ideias. Números que saltam. Todas as fórmulas que aprendi. Onde estão? Ainda devem viver em algum lado.
Aparecem por vezes numa gaveta ou jarra com plantas velhas. O vento por vezes também traz operações de geometria.
Dividir uma linha recta. As estatísticas e as máquinas - ocupam as prateleiras e partilham o espaço com as bicicletas e os meus livros de história.
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
Com 2 anos as crianças são já capazes de contar.
Elas têm uma capacidade invulgar de estabelecer relações e criar mundos quase abstractos.
A ilustração é uma linguagem que acrescenta níveis de leitura a um texto. Mas pode ela própria ser o veículo do conteúdo.
Nesta exposição mostro diferentes formas de abordar o universo da ilustração, e em que a colagem é um elemento unificador das várias abordagens.
Ilustrações em exposição - cerca de 30 de diferentes projectos: Colecção Histórias do Senhor Valéry, Colecção Rimas de Inventar, White Square Figures, Prémio Jovens Criadores e Ilustrações de jornais e revistas.

Workshop de Ilustração para Crianças

No dia da inauguração da exposição estou disponível para fazer uma aula de ilustração com um grupo de cerca de 20 crianças com idades a partir dos 4 anos.
O objectivo é que elas elaborem uma ilustração tendo como ponto de partida um pequeno texto. A técnica a explorar é a colagem como forma gráfica, explorando o potencial estético dos materiais.
Os materiais a utilizar são de desperdício (recortados de jornais e revistas, letras, papel colorido, tecidos) e elementos vegetais, fornecidos por mim. Cada criança deve trazer uma tesoura de bicos redondos, cola e papel branco.

Por Raquel Caiano

A ilustração foi publicada no número 2 da revista GINGKO, ilustrando um artigo sobre a obesidade infantil e como os pais podem lidar com o problema

Ver biografia

Nenhum comentário: