Marc Weymuller nasceu na França, em Marselha, em 1965. Desde 1989 que escreve e realiza obras de ficção ou documentários de autor, em alternância com filmes por encomenda. Em 1988 descobre Portugal, onde roda vários filmes. Em 2007, conhece o produtor Francisco Villa Lobos e, a seu pedido, acompanha durante dois meses o realizador Vicente Jorge Silva na rodagem do filme « As Ilhas Desconhecidas ». Descobre, assim, as nove ilhas do arquipélago dos Açores.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.
O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.
As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário