O edifício a inaugurar dia 1 de Junho, numa cerimónia que contará com a presença do Governo Regional dos Açores, albergará 27 obras de artistas seleccionados pelo Festival: Catarina Machado, Isabel Monteiro, Patrícia Timóteo (Pintura), Carla Mendes (Fotografia) e Isabel Sousa Carvalho (Escultura).
As obras de ampliação que agora terminam trarão uma importante melhoria ao funcionamento da autarquia local e à forma desta interagir com a população. A freguesia de Ribeira Chã, de acordo com os últimos Censos de 2001, tem apenas 366 habitantes. Para um evento, como o Festa Redonda, que tem por objectivo facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar novos valores em nove áreas de criação artística distintas, esta era uma oportunidade de ouro.
O conjunto impressionante de obras de arte agora adquirido pela Junta de Freguesia de Ribeira Chã poderá contribuir para colocar a comunidade no roteiro de outros micaelenses.
A obra de ampliação custou quase 155 mil euros e foi financiada pela Câmara Municipal de Lagoa, com o apoio do Governo Regional dos Açores, através de um contrato ARAAL, no valor de 71 719 euros.
Foi construído um novo edifício – onde ficarão uma cave, instalações sanitárias públicas e seis salas destinadas ao atendimento, formação e reuniões - para colmatar a falta de espaço que existia no anterior.
No novo espaço (na cave), vão funcionar a sede da Associação de Jovens da Ribeira Chã e um Posto de Informação Juvenil, cuja abertura está prevista para Julho.
A cerimónia da inauguração da nova sede da Junta de Freguesia da Ribeira Chã será presidida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e contará com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, João Manuel Moniz, do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, e da Presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Chã, Albertina Oliveira.
O Festival Festa Redonda cumpre assim o objectivo e o desejo de ser parte activa na dinamização de comunidades açorianas pequenas e/ ou isoladas.
Novo edifício receberá exposição da etapa de Escultura
Também no dia 1 de Junho, será inaugurada uma exposição no âmbito da etapa de Escultura do Festival Festa Redonda