DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Município da Praia da Vitória incentiva investimentos no turismo





Em resposta à crescente procura turística que a região tem sido alvo, o Município da Praia da Vitória quer ampliar a sua área de lazer ao autorizar a construção de infra-estruturas e equipamentos turísticos na freguesia do Porto Martins.
Isso mesmo está contemplado no Plano Director Municipal (PDM) que, ao abrigo dos subespaços turísticos, consagra um terreno urbano com uma área total de 25 mil metros quadrados à “construção de unidades hoteleiras de alojamento”, conforme o disposto no ponto 3, do Artigo 31, do referido instrumento de planeamento e ordenamento territorial.
O PDM não só estabelece o perímetro do terreno urbano disponível na Canada São Vicente – delimitado a nordeste pelo Caminho do Recanto, a noroeste pelo Caminho de Santo António, a sudoeste pela canada das Vinhas e a sudeste pela orla marítima, mas também um conjunto de regras a que as construções deverão obedecer, em nome da preservação paisagística e ambiental.
Os futuros investimentos turísticos, que contarão com o apoio da Associação Cultural Festa Redonda no que concerne à captação de investidores para o projecto, deverão nascer nas faixas, de ambos os lados, das vias asfaltadas e infra-estruturadas, até uma profundidade máxima de 30 metros e com uma frente mínima de 20 metros.
O Artigo 34 do PDM estipula, ainda, que a área bruta de construção máxima é de 120 metros quadrados (m2), mais anexo, desde que os anexos não ocupem mais de 10 por cento da área total do lote e não ultrapassem 50m2, não devendo os edifícios ultrapassar os 4,5 metros de altura. O respeito pela linguagem arquitectónica tradicional em alvenaria de pedra e panos de reboco pintado na cor branca, a manutenção das explorações agrícolas existentes e dos muros de vedação em pedra arrumada, à semelhança dos existentes nas áreas agrícolas, estão entre o rol de regras definidas no documento.

Nenhum comentário: