DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Catarina Afonso


Licenciada em 2005 pela Universidade Católica Portuguesa, em Som e Imagem, especialização Imagem T.V., Catarina Afonso, natural do Porto, conta já com alguns trabalhos que lhe permitiram diversificar, não só, as funções exercidas, mas também no estilo de registo.
Na filmografia, destacam-se alguns projectos, entre eles, a realização da curta-metragem “Pé de Feijão”, vencedor do IV Festival de Curtas Metragens de Oeiras e apresentado em diversos festivais nacionais e internacionais, fez ainda parte do programa de itinerância do ICAM; curta metragem “As Aventuras de D.Queixotes e Sancho Só Pança”; documentário “As Ilhas” sobre as ilhas (habitações sociais) do Porto; realização fotográfica e de vídeo na ilha da Madeira, intitulado Craft, documentário subordinado aos bordados da Madeira, inserido no programa Equal, no âmbito do projecto Trabalho Domiciliário: medidas e estratégias de intervenção. Este trabalho foi posteriormente exposto no Museu de Serralves, Porto.
Como assistente de realização, função que exerceu em programas como Ponto Verde e Jornal Verde, exibidos na RTP2; Mobiliário em TV, RTPN.
Na área de produção, como produtora da curta-metragem “Bilhete de Ida”, assistente de produção, na Gala Pirilampo Mágico; 1ª Gala World Press Cartoon. Tem desenvolvido, complementarmente, funções como argumentista, sonorização (foley) e grafismo. Na concepção e co-elaboração das trilhas sonoras do programa Mobiliário em Noticia; edição de vídeo clips e programas de diferentes vertentes, informativas e formativas, concepção de linhas gráficas, genéricos e separadores, de programas televisivos e vídeos institucionais.

Nenhum comentário: