DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Documentário sobre São Jorge


Um projecto de documentário de Catarina Afonso e Nuno Soares

Nota de intenções

A intenção deste documentário é viver S. Jorge, é mostrá-lo como ele é, do nascer ao pôr-do-sol.
Como são as suas gentes, como se organiza a sua estrutura social, quais são os investimentos e projectos para o futuro, tanto em termos culturais, como sociais e económicos. Nesta, como nas outras ilhas, interessa perceber de que forma se adapta aos dias de hoje, que indústrias florescem e quais as novas oportunidades que são criadas para um crescimento sustentado da ilha e das suas gentes.

Mais do que criar um postal de visita audiovisual, interessa, sim, contar uma história, uma história próxima do que é a realidade da sua história, do seu passado, do seu presente e os objectivos para o seu futuro.
Como se procede a um crescimento sustentado, orientado para um futuro mais promissor e com mais oportunidades para as populações dos concelhos e das povoações. Quais as expectativas dos jovens quanto às oportunidades que a ilha lhes propõe e oferece? E os idosos?
A intenção é conhecer, nas suas múltiplas vertentes e com diferentes contributos, qual é a realidade da ilha e qual é o seu potencial social, cultural e económico. Dar a conhecer uma das nove realidades numa panóplia de riqueza e experiências diferentes, com sotaques e vivências diversas, no fundo, explorar também uma outra realidade, que tanto pode ser semelhante ou não à nossa, que agora nos propomos à realização deste documentário, contagiados pela curiosidade em a conhecer.

Ver biografias de Catarina Afonso e Nuno Soares

Nenhum comentário: