DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Marco Mendes e Miguel Carneiro

Estes dois autores formados na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o primeiro em Artes-Plásticas/Pintura e o segundo em Design de Comunicação, encontraram-se no seu percurso a propósito de interesses comuns: banda desenhada, ilustração, fanzines, etc. Desde logo constataram a proeminência do desenho nos seus percursos e trataram de reunir em publicações muito dos trabalhos que ficam esquecidos nas pastas e gavetas dos ateliers. Sem esquecer os restantes companheiros iniciaram um projecto de fanzines representativo de uma geração de artistas emergentes. Depois da produção dos primeiros títulos: Paint Sucks, Lamb-hãert, Hum!... Estou a ver, Estou Careca e a Minha Cadela Vai Morrer, lançaram-se na aventura da banca de publicações e edições independentes A Mula que tem vindo a percorrer o país integrada em eventos culturais, festivais e feiras dedicadas ao tema. O último fanzine da dupla com o título Cospe-Aqui teve uma tiragem de 1000 exemplares, e foi lançado e distribuído por várias pontos de norte a sul do país, alcançando um feedback que surpreendeu todas as expectativas. Basta confirmar pelo número de entradas “Cospe Aqui” que se encontra quando se faz uma pesquisa no Google com esse nome. Neste momento Miguel Carneiro e Marco Mendes encontram-se a preparar Qu’Inferno! o próximo fanzine. Desde o início deste ano lectivo Miguel Carneiro e Marco Mendes leccionam no primeiro curso de licenciatura em Banda Desenhada e Ilustração em Portugal que decorre na Escola Superior Artística do Porto – extensão de Guimarães. A dinâmica na escola pode ser consultada neste blog dedicado ao curso, http://whham-bamm.blogspot.com/

Nenhum comentário: