DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Tenho Orgulho Em Ser Uma Vaca


Pintura mural realizada no parque infantil de Santa Cruz da Graciosa, em Fevereiro de 2008

Esta pintura mural partiu do desejo de representar alguns elementos alusivos à nossa passagem pela ilha, recheada de histórias caricatas e momentos contemplativos, propiciados quer pelas extraordinárias paisagens, quer pela gente afável e carinhosa que nos recebeu. Foi uma obra colectiva produzida em jeito de agradecimento, e durante a sua execução divertimo-nos imenso, como se percebe pelo resultado final. A interacção com os residentes locais (sobretudo crianças) que por lá passavam enquanto estávamos a pintar, foi um dos melhores indicadores de que não havíamos errado na nossa proposta de decorar o parque infantil com uma pintura tão provocatória quanto divertida.
Esperamos poder regressar aos Açores e repetir a experiência num outro contexto. O convívio intenso com todas as pessoas envolvidas no Festival Festa Redonda, a simpatia e generosidade de todos com que nos cruzamos funcionou verdadeiramente como uma espécie de reforço positivo e ficará para sempre na nossa memória.


Um Abraço a todos!!

Marco Mendes
Miguel Carneiro
Miguel Januário

(ver biografias)

Nenhum comentário: