DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Miguel Januário


Nasceu em 1981. É licenciado em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalha essencialmente em Design, Ilustração e Graffiti, mas também desenvolve projectos nas áreas de Webdesign, Vídeo, Animação, Pintura e Desenho.
Já viu o seu trabalho referenciado em publicações como o Jornal de Notícias, O Comércio do Porto e as revistas Visão e Visão Sete, bem como em sites dedicados ao hip hop e à cultura urbana.
Iniciou-se como writer (aquele que pinta graffiti) em 1998. Em 1999, conclui o curso tecnológico de Artes Gráficas, na Escola Secundária Soares dos Reis, no Porto, ingressa na faculdade e vence o concurso de graffiti “Subúrbio-HardClub”. Seguiram-se outros prémios e colaborações e formações no meio empresarial. Estagiou na Artes Gráficas Ginocar e colaborou com a Extremos (design, graffiti, vídeo), em 2000.
Concebeu e elaborou a peça de graffiti inaugural da Praça da Cidadania de Matosinhos e começou a trabalhar com a Realizar, uma empresa de assessoria e realização de eventos, em 2002.
Em 2003, para o 36º Mundial de Hóquei em Patins, em Oliveira de Azeméis, em que Portugal se sagraria Campeão do Mundo, Januário criou uma pequena animação. No mesmo ano, surgiu a colaboração com a Câmara Municipal de Castanheira de Pêra (uma peça de graffiti) e o início de colaboração com a Unicer (graffiti).
Em 2004, colaborou com a TVI, na área da ilustração. Em 2005, inicia actividade como designer freelancer e começa a colaborar com a produtora 1ª Linha (design).
Em 2006, multiplicaram-se as exposições em que participou e as intervenções que realizou. Começou a colaborar com o autor Thomas Bakk (design, ilustração) e com o Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, no Porto.
Em 2007, realizou e produziu o videoclip do tema Bairro, do músico de hip-hop "Ex-peão" (Dealema), do seu álbum a solo Máscara. O vídeo venceu o Prémio Musical do Festival Tom de Vídeo 2007.

Um comentário:

mpinela disse...

força com isso Miguel :D
beijinho * Mariana Pinela