DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

O teu corpo começa - performance


Memória, corpo, consciência e nudez como ponto de partida e de chegada.
- A essência do amor…é para comer.

A figuração real e o discurso videografado movimentam-se no espaço cénico suspensos na memória dos corpos, e no fluido da palavra habitada de emoções de amor e desamor.
O desejo procura na viagem precipitada do gesto e do silêncio, a lucidez do que é realmente verdadeiro e essencial à existência, reinventando uma nova linguagem dos lugares padronizados.
Sem saber ao certo se a palavra é corpo, quente e habitável, se a nudez é vestida ou é nua, se a memória é menos real apenas por ser memória… sei apenas que uma chuva cai, a deslizar pela vidraça onde em ti me esqueci do tempo. Procuro-te ainda que já pareça que nenhum lugar em ti, é o meu lugar.

Produção: Alpendre – Grupo de Teatro
Criação e concepção artística: Paulo Freitas
Participação: Rosa Veloso e Paulo Freitas
Operação de luz: Markus Trovão
Operação de som e imagem: Alberto Melo
Duração do espectáculo: 23'29''

Saber mais sobre o Alpendre - Grupo de Teatro

Ver biografia de Paulo Freitas

Nenhum comentário: