DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Stampkase


Os Stampkase são uma banda sediada no vale das Furnas, S. Miguel (Açores), formada em Fevereiro de 2003, altura em que cinco amigos de longa data decidiram erguer um projecto em que partilhassem as suas visões musicais. Apesar de todas as dificuldades inerentes ao próprio estilo musical e à inevitável insularidade, a banda consegue ainda assim ascender com alguma rapidez no panorama metálico açoriano, com vários concertos e ainda a vitória na edição do Concurso Angra Rock 2005. Desde então a banda partilhou o palco com bandas como os Exilia, Easyway, The Temple, Tolerance 0, entre muitas outras regionais, e fez parte dos cartazes de algumas das maiores festas da região como são exemplo as Sanjoaninas, Festival Angra Rock, Festas do Nordeste, Semana Cultural da Povoação, São João da Vila e Festa do Chicharro. Em alguns casos foi cabeça-de-cartaz.
Musicalmente, existe alguma dificuldade em encontrar um “rótulo” que caracterize o som dos Stampkase ou os encaixe em apenas uma só vertente do espectro heavy metal. Na verdade, a banda acaba por resultar numa mescla de influências que inspiram os seus músicos e que vão desde o mathcore ao metalcore passando pelo metal progressivo e contendo ainda alguns resquícios de nu-metal. A banda é, acima de tudo, o agregar de várias influências musicais, muito díspares entre os seus elementos, mas que com muita harmonia se conjugam e reflectem num som minimamente próprio. Os seus elementos são fãs de bandas como Dream Theater, Meshuggah, Mnemic, Mudvayne, Chimaira, Byzantine, etc.
Apesar de já terem celebrado 4 anos de actividade, os Stampkase apenas contam na sua discografia com uma demo gravada. Para além disso, esta nem é considerada oficial pela banda, uma vez que serviu apenas como uma primeira experiência de estúdio com o principal intuito de servir de ponto de avaliação para a própria banda. Naturalmente serviu também para divulgar o seu som em alguns [poucos] meios de comunicação e junto de organizadores de espectáculos. O facto de até agora não terem surgido mais registos está ligado com uma linha de pensamento que a banda preserva e que a tem mantido resguardada a nível de edições. Espera por isso fazer a sua estreia já com um álbum de aspecto muito profissional. Neste momento, o seu disco de estreia encontra-se em fase final de pré-produção e deverá ver a luz do dia ainda este ano.

Um comentário:

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS SUAS CONCEITUADAS FESTAS/2009: LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, DANIEL, BANDA CORAÇÃO SERTANEJO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E AUDIÇÃO BAND. Consulte o nosso site: www.alproducoes.com e o blog: www.alproducoes.blogspot.com. Contacto: ANTÓNIO LOPES (913729192)