DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

A Nova China


República Popular China, para o mundo ocidental ainda e sempre um verdadeiro quebra-cabeças cultural. O modelo "um país, dois sistemas", implantado nas últimas décadas por Deng Xiaoping, permitiu à China actual acolher simultaneamente uma população emoldurada pela pobreza, largamente maioritária, e outra cuja riqueza parece crescer exponencialmente de dia para dia. Este crescimento galopante, à taxa de cerca de 8 por cento ao ano, é alimentado à custa de muito desrespeito ambiental e da destruição irresponsável dos recursos naturais. As energias "sujas", que alimentam este monstro, têm, para já, retirado do limiar mínimo de pobreza cada vez mais chineses. Certamente que este não passa de mais um pequeno episódio na história de um território que foi berço das maiores e mais duradouras civilizações da humanidade.
Apesar de tudo, a nova sociedade chinesa parece apostada em construir um futuro risonho, ao mesmo tempo que tem assumido um papel crescente no palco da política internacional.

Ver biografia de Pedro Guimarães

Nenhum comentário: