DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

David Machado


David Machado nasceu em Lisboa em 1978. Em 2001, licenciou-se no curso de Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Após três anos a trabalhar com os números, afastou-se para se dedicar à escrita a tempo inteiro. Começou por publicar contos no suplemento DN Jovem do jornal Diário de Notícias. Em 2004, participou na colectânea “Contos de Verão” da editora Coolbooks, com o conto “O fantástico Verão do Café Lanterna”.
Em 2006, a Editorial Presença publicou o seu conto infantil A Noite dos Animais Inventados, vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca 2005 da Fundação Calouste Gulbenkian e do Semanário Expresso. E nesse mesmo ano, publicou o romance O Fabuloso Teatro do Gigante.
Em 2007 publicou o conto infantil Os Quatro Comandantes da Cama Voadora. E foi escolhido para representar Portugal no projecto Scritture Giovani do Festivaletteratura de Itália em colaboração com alguns dos principais festivais literários da Europa - The Guardian Hay Festival (Reino Unido), Bjørnsonfestivalen Molde og Nesset (Noruega) e Internationales Literaturfestival Berlin (Alemanha) –, com o conto A Noite Repetida do Comandante.

Nenhum comentário: