DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Companhia Paulista de Reportório

Há alguns anos desenvolvemos projetos que representam algum momento significativo na produção cultural de nosso país.
A primeira experiência foi em 2004, com a montagem inédita da opereta “A Noiva do Condutor” de Noel Rosa.
Em 2005 , realizamos a montagem do também inédito musical “Bidú Sayão, Uma Homenagem”.
Em 2006 uma nova meta: realizar a montagem de um projeto que marcasse a transição do grupo, para então uma Cia Teatral, a Cia Paulista de Repertório.
A montagem foi “No Natal a Gente Vem te Buscar”, de Naum Alves de Souza, um texto precioso de um escritor tipicamente paulista. Assim nos lançamos no mercado artístico nacional, compondo um repertório brasileiro, de qualidade e interesse reconhecidos.
Realizando intercâmbios culturais, enriquecendo o conhecimento, mantendo a Cia em atividade, proporcionamos oportunidades a jovens e/ou experientes artistas de compor conosco nos projetos anuais e, a cada novo desafio, formarmos uma família de artistas em torno do ideal comum: encenar peças representativas da dramaturgia nacional, algumas delas inéditas.
Sendo assim, escolhemos para 2007,a adaptação do conto A Cartomante, do grande escritor brasileiro Machado de Assis.
Temos a certeza que nos trará a mesma satisfação que as outras montagens nos trouxeram.

Fernando Calvozo

Nenhum comentário: