DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Pedro Guimarães


Nasceu a 27 Setembro de 1977, em Braga, onde reside actualmente. É fotógrafo freelancer. Paralelamente ao percurso artístico, colabora como fotojornalista em várias publicações nacionais e internacionais.
É estudante da Universidade do Minho desde 1999. Em 2001, abandonou o 3º ano da Licenciatura de Engenharia de Electrónica Industrial para ingressar em Sistemas Informáticos, que frequentou até 2004. Encontra-se actualmente matriculado no 4º ano daquela licenciatura.
O trabalho que nos traz, Nova China, já esteve exposto na Velha-a-Branca, em Braga, na Casa das Artes, de Famalicão (2005), na 555 Gallery, do Porto, e no Europavox Festival (colectiva), em Clermont-Ferrand, França (2006).
Em 2000, começou, de forma auto-didacta, a sua formação em Fotografia. Em 2004, iniciou o seu trabalho de fotógrafo freelancer ligado a algumas revistas portuguesas e espanholas e lançou-se no projecto Nova China, realizado na República Popular da China, publicado na revista Oriente, da Fundação Oriente. Desde então, tem Carteira Profissional do Jornalista.
Leccionou o curso de Fotografia, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, em Braga, em 2005 e 2006. Foi bolseiro da Fundação Oriente, em 2006, para a produção de projecto fotográfico em países do Extremo Oriente. Também no último ano foi fotógrafo de cena no Theatro de Circo, em Braga e criou o colectivo de fotógrafos OLHONEGRO.
Em 2007, apresentou Reenquadrar, uma encomenda da UNICER, na Gare do Oriente, em Lisboa. Foi seleccionado, este ano, entre os fotógrafos portugueses para participar na "Joop Swart Masterclass 2007" organizada pela World Press Photo Federation. É finalista do NOTODO Fotofestival, de Madrid, Espanha.

Nenhum comentário: