DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Rui Neto


Rui Neto, tem 28 anos, é finalista do curso superior de teatro na ESTC. Estreou-se em teatro, em 1999, com o musical infantil O Achamento, dirigido por Madalena Wallenstein. Trabalhou com João Garcia Miguel e o grupo OLHO, com os quais fez estágio, Adolfo Gutkin, An.Carl-GO (Carlos Gomes, Ana Paula Gonçalves e Carlota Gonçalves), e na Companhia de Teatro de Almada com direcção de Joaquim Benite. Foi Co-Criador de alguns projectos de teatro, dos quais destaca Um2Zero (Instituto Franco-Português, 2002) e BATALHA (Sala Estúdio do Teatro da Trindade, 2005).
Em televisão, fez parte dos elencos das novelas Último Beijo, Queridas Feras e Vingança, e participou em séries como Inspector Max, A Minha Família, Nós os Ricos e Floribella. Em 2006 é protagonista em duas curtas-metragens da SIC Radical da série ESTRANHO. Em 2007 faz parte da equipa criativa de sketchs de humor para o programa Boa Noite Alvim, na SIC Radical. Em televisão, os últimos trabalhos foram nas novelas VINGANÇA e RESISTIREI da SIC.
Em cinema estreou-se na curta-metragem de Inês Oliveira, O Nome e o NIM (curta premiada em Vila do Conde e em festivais nacionais e internacionais), seguindo-se outros trabalhos em vídeo/instalação com Marta Pessoa, João Correia, Jorge Cramez, Julião Sarmento e Atom Egoyan.

Nenhum comentário: