DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Lost Functions


“Tenho sorte de poder escolher. Abandonei as funções religiosas com que fui programado em criança, sou agora um homem de fé livre e mais tolerante. Neste trabalho, as minhas fotografias mostram um Portugal interior que subsiste da fé. Retratos de crianças, que vestem figuras religiosas, empurradas por uma fé que ainda não compreendem mas que lhes é educada desde muito pequenas pelos pais. Pais que foram crianças e ainda hoje em adultos continuam a vestir o seu lugar de devoção.
Os retratos são acompanhados de lugares transformados por objectos perdidos das suas funções. Um telefone numa árvore, uma árvore num telefone, quem perde a sua função? Um crucifixo numa parede fixando um recado para na saída não esquecer de desligar as luzes. Quem perde a sua função? O crucifixo que se transforma num mandamento económico ou as lâmpadas que ganham o céu como luzes que são para serem cumpridos mandamentos?
Que "vida de doçura esperança nossa" tem uma criança que perde a função da inocência para vestir e carregar o semblante com o peso de culpa e pecado de uma religião adulta?
Este é um projecto para continuar a desenvolver em todas as ilhas dos Açores. A cada nova exposição ou mudança de ilha, pretende-se que o trabalho vá crescendo com a apresentação de novas fotografias feitas nos Açores.”

Nelson D’ Aires

Ver biografia de Nelson D`Aires

Nenhum comentário: