DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Resposta Simples


Os Resposta Simples surgem nos Açores, Ilha Terceira, em inícios do ano de 2003, como a primeira banda punk hardcore do Arquipélago. Eram formados por Paulo Lemos na voz e baixo, João Tiago na bateria e João Pedro na guitarra.
Depois de muito ensaio, o seu primeiro concerto haveria de acontecer no concurso “Angra Rock 2003”, surgindo desta forma as primeiras críticas positivas na revisão do concurso e no jornal local, o qual se referiu à banda como a que “teve mais presença em palco” e a que possuía, a nível sonoro, “um Punk Rock muito potente”.
Seguiram-se assim vários concertos e, pouco tempo depois gravam a sua primeira maqueta no estúdio “Burning Desire”, em Bombarral. Ali foram produzidas cinco faixas, a 13 de Dezembro de 2003, por João “Buga. Seguindo os tempos e tradição da velha guarda, a demo foi editada em formato cassete e foi assim distribuída a nível nacional, através de distros como a Rastilho, Ataque Sonoro e Anti-Corpos. Esta edição de autor valeu ao conjunto uma crítica muito positiva no jornal musical “Blitz”, na secção das maquetas, o que lhe valeu o contacto de várias rádios. Após isto, os próprios Resposta Simples trataram de contactar várias rádios nacionais, para a promoção da sua música. De forma a perseverar a sua divulgação, a banda lança o seu site na Internet tendo disponível para download a sua maqueta que viria ultrapassar os 1000 downloads e que, deste 25 de Abril de 2004, contou com um total de mais de 3000 visitantes.
Continuaram sempre a lutar contra a insularidade, que lhes era inevitavelmente imposta, e trataram de fundar a sua própria editora, a Impulso, e de organizar um evento alternativo na sua terra, o "Festival Acção Directa", que se realizou no Verão de 2004. Este destacou-se pelo facto de ser o primeiro festival punk dos Açores e por contar com a presença dos míticos Mata-Ratos, sendo esta a ser a primeira vez que viriam aos Açores! O festival foi um sucesso e repetiu-se novamente este ano, tendo os Resposta Simples partilhado o palco com bandas nacionais como os Freedoom, Pointing Finger, Get Lost e Fitacola.
Pouco tempo depois haveriam de ser reconhecida pelo site Musica Total (www.musicatotal.net) como banda "Novo Talento", que lhes viria a conferir a passagem do seu single “Praga em Pessoa” na Antena 1.
Os Resposta Simples haveriam de entrar em estúdio em Dezembro de 2004 e de editar pela Impulso o seu primeiro EP, o "Teatro da Vida". Este foi gravado nos estúdios Soundchemistry, em Coimbra.
Em Julho de 2005, é realizado o seu primeiro concerto em Portugal continental, organizado pela Impulso, no espaço “Via Latina”. A banda foi bem recebida pelo público continental e entra novamente em estúdio para a gravação do seu terceiro registo, o EP “Revolução Pessoal. Este concerto foi o ponto de partida da banda no continente português; após esta actuação tocaram um pouco em todo o continente português, incluindo actuações no Hardclub, em Gaia, no Lótus Bar, em Cascais e a partilha do palco da Queima das Fitas de Vila Real, com os Blasted Mechanism.
São convidados para a participação em várias colectâneas a nível nacional e internacional, que podem ser vistas na sua página do myspace.
Os Resposta Simples vão entrar em estúdio em Fevereiro de 2008 para a gravação do seu primeiro álbum, nos estúdios “Restart”, que contará com um total de 11 faixas, Ali, será também gravado o videoclip para o seu single. A produção estará a cargo de Francisco (produtor de “Naked Mental Violence”, Simbiose”) e a mistura pelos West West Studios (The Dillinger Escape Plan, Sepultura, Hatebreed…).

Nenhum comentário: