DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Manápula


Este projecto promove:

A) A apresentação de um espectáculo transdisciplinar, denominado Manápula a partir da obra de Herberto Helder (recorrendo a várias formas de arte).
É um projecto de criação, a partir do imaginário de Herberto Helder, a temática é a loucura, a
procura incessante do estilo artístico, do acto criativo, bem como, questionar o papel do interprete enquanto intermediário da obra.
Esta criação, tem influências nos storytellings, no humor negro bem como, em autores como Tim Burton e Beckett, Ray Bradbury, film noir, no espectáculo pretende-se recorrer ao vídeo, à instalação, bem como, à manipulação de objectos.
Artisticamente este projecto assume a vontade de trabalhar com diversas áreas artísticas e de encontrar uma linguagem de áreas diferentes e amalgamá-las na procura vital e artística do acto de criação.
Partirei dos livros de Herberto Helder ( PHOTOMATON & VOX e OS PASSOS EM VOLTA), e a partir de um músculo de ideias com os consultores artísticos, espero construir e sublinhar elementos essenciais ao meu acto criativo, tais como o espectáculo enquanto lugar de proximidade, enquanto espaço de memória do público e dos intérpretes, e a necessidade de procurar sempre a vitalidade no acto performático.

B) Mindinho – Espaço de criação performática - Um Workshop de 5 dias (conforme disponibilidade de calendário) em torno da criatividade, que visa dar a oportunidade, sobretudo às pessoas mais novas, de se experimentarem nas artes performativas e, no final poderá ser apresentado um acontecimento dramático, a partir de materiais perfomáticos a serem construídos e trabalhados com os participantes.

Ver biografia de Ricardo Correia

Nenhum comentário: