DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A Cartomante

A Cartomante é uma adaptação do conto homônimo de Machado de Assis. A peça trata da crença das pessoas naqueles que se apresentam como adivinhos, bruxos, cartomantes, entre tantos tipos que enganam e ludibriam os de boa fé.
Entre as artimanhas da Cartomante, um triângulo amoroso se desenvolve, com juras de amor, cartas de baralho e cartas anônimas, elementos que garantem uma trama passional e misteriosa.
Mesmo sem ter seu nome revelado (uma característica machadiana), a Cartomante é um personagem sinistro que se ocupa em iludir e manipular os outros personagens, sempre usando frases de efeito e metáforas, parecendo sábia e dona do destino.
Ambientado em 1869, na cidade do Rio de Janeiro, o conto foi adaptado por Rick Von Dentz em 2004, quando foi encenado no 2º semestre do mesmo ano, no Circuito Universitário UNIVAP - S.José dos Campos e Universidade Sagrado Coração, em Botucatu, tendo sido revisado e readaptado por Fernando Calvozo(2007).

Adaptação de Rick Von Dentz
Direcção Geral/ Produção Artística: Fernando Calvozo

Interpretação: Maria Dionete Novaes, Romana Flora, Rogério Dragone, Maurício Vaz
Direcção Cénica: Elvira Gentil
Produção Executiva/ Figurinos: Eneida Palermo
Produção de Intercâmbios Internacionais: Creuza Borges
Cenografia: Fernando Calvozo
Técnico Luz: Valdedecir Araújo
Técnico Som: Carlos H. Poli
Música: Pedro Feldman (violão)

Saber mais sobre a Companhia Paulista de Reportório

Ver biografia de
Fernando Calvozo

Nenhum comentário: