DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A Mula


Em Janeiro de 2006 inaugurou no espaço Maus Hábitos, na Rua Passos Manuel, no Porto, a feira de fanzines A Mula, com exposição de originais de banda desenhada e ilustração, desenho e pintura. Para além de um conjunto representativo de fanzines nacionais, vendia também cd’s de editoras independentes, como a Low Fly Records, fanzines - cdr de editoras como a Ástato, os Soopa, Kixshake e Noé Mutante , e livros de editoras independentes como a Chili Com Carne, ou as Edições Mortas, entre outros best-sellers do underground como as Cartas de Amor de Salazar a Marilyn Monroe. Com vários lançamentos de fanzines nesse espaço, a renovação constante das obras de arte em exposição, e dos títulos postos para venda, a feira tornou-se um fenómeno de popularidade que muito fez para chamar a atenção sobre um tipo de arte e espírito de “faça você mesmo”, muito presente no trabalho dos artistas da nova geração no Porto.
Entre Janeiro e Maio de 2006 A Mula esteve a funcionar todas as quintas, sextas e sábados à noite, proporcionando um contacto directo entre os artistas, faneditores, e o público, num ambiente descontraído e saudável. A partir de Maio tornou-se uma feira itinerante, percorrendo vários pontos do país. No fundo, A Mula acabou por ser um projecto colaborativo que reúne variadíssimos interesses de acção: não é apenas uma banca onde se vende publicações “home-made”, mas antes um projecto que de cada vez que se apresenta surpreende pela sua força iconográfica. Uma linha eléctrica que percorrer todos os pormenores que formalmente a contextualizam: os murais, as exposições colectivas, as conferências e os workshops.
A pedido de várias famílias, A Mula pretende deslocar-se aos Açores por ocasião deste evento. Juntando esforços de outras editoras independentes dedicadas à Banda Desenhada e Ilustração, tais como a Imprensa Canalha, ChiliComCarne, a Opuntia Books, entre outros, propõe uma série de mostras e actividades em torno destas áreas, percorrendo as 9 ilhas com: exposição colectiva de originais de BD, ilustração; banca itinerante de fanzines e outras edições independentes, pintura mural colectiva; conferência sobre BD portuguesa contemporânea, fanzines, e a cena Artística Independente em Portugal; workshops de banda desenhada e fanzines para todas as idades.

Nenhum comentário: