DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Isabel Monteiro


Isabel Monteiro nasceu em 1065, em Estarreja. Vive actualmente no Porto. Concluiu o Curso de Design de Moda, em 1989, no Citex - Centro de Formação Profissional da Indústria Textil, no Porto. Em 2006, concluiu a licenciatura em Artes Plásticas - Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde está a actualmente a realizar um Mestrado em Pintura na mesma área. A primeira parte da sua vida profissional foi essencialmente ligada ao mundo da Moda. Só mais recentemente se dedicou à Pintura.
No inicio da sua carreira, colaborou como freelancer na área da decoração de cerâmica para a firma SECAM (1990-92). Desde essa altura, e até 2003, trabalhou para várias firmas, como freelancer, nas áreas do Design de Moda, Design Gráfico e Ilustração. Entre 1990 e 1996, Isabel foi Designer de Moda e Ilustradora na firma "Olga Rêgo". Entre 1996 e 2003, foi sócia gerente da firma "Buchinho & Monteiro Lda", responsável pela gestão comercial, de imagem e produção da marca de roupa "Luís Buchinho".
A sua primeira exposição individual de Pintura foi em 2000: New Project, na Galeria Trindade, no Porto. Desde então expôs na Invicta, mas também em Lisboa. A sua mostra mais recente, Psico Pata Portuguesa, esteve na Galeria Servartes, em 2007, no Porto.
Entre as primeiras exposições colectivas, em que se estreou também em 2000, destaque para a Arte Lisboa, pela Galeria da Trindade. Em 2007, tem obras na colectiva Mestrado de Pintura, na Galeria Servartes, no Porto, e uma obra seleccionada para a Bienal de Aveiro.

Nenhum comentário: