Não é de todo um roteiro turístico, não fala de monumentos, fala de locais, de ruas e pormenores esculpidos pelas suas gentes.
Os seus romances, na opinião de Eduardo Lourenço, são inseparavelmente realistas e alegóricos, tanto assim que já vários realizadores de cinema não resistiram à tentação de os transformar em película.
É, assim, completamente impossível resistir à fotografia que emana desta obra, tanto no seu sentido gráfico, como no sentido metafórico. Esta abordagem fotográfica segue os passos do escritor e pretende captar Lisboa na sua luz especial, nas suas cores e nas situações peculiares singularmente ligadas a esta cidade e a nenhuma outra no mundo.
As imagens que fazem parte desta exposição são apenas uma amostra da descoberta de Lisboa que acontece ao ler este livro. Ilustram desde cenas tradicionais, a pormenores a que usualmente não damos importância, e até mesmo manifestações religiosas fora do vulgar.
Apesar de ter sido realizado em 2005, o projecto é agora exposto de forma a assinalar os 10 anos da morte de José Cardoso Pires.
¹ PIRES, José Cardoso, Lisboa: Livro de Bordo - vozes, olhares memorações, Ed. Dom Quixote, Clolecção Livro de Bolso
Nenhum comentário:
Postar um comentário