DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Lisboa, Livro de Bordo - vozes, olhares, memorações: Um olhar fotográfico sobre a obra de José Cardoso Pires - Magda Fernandes


Lisboa: Livro de Bordo - vozes, olhares, memorações - é um monumento literário à cidade de Lisboa. Por senti-la no seu âmago e se imiscuir com ela, Cardoso Pires escreve-a em ritmo de passeio descontraído, passando pelos seus lugares de eleição, exaltando a sua beleza característica, mas “sem deixar de dar bicadas a alguns aspectos que o aborrecem na cidade dos corvos” ¹.
Não é de todo um roteiro turístico, não fala de monumentos, fala de locais, de ruas e pormenores esculpidos pelas suas gentes.
Os seus romances, na opinião de Eduardo Lourenço, são inseparavelmente realistas e alegóricos, tanto assim que já vários realizadores de cinema não resistiram à tentação de os transformar em película.
É, assim, completamente impossível resistir à fotografia que emana desta obra, tanto no seu sentido gráfico, como no sentido metafórico. Esta abordagem fotográfica segue os passos do escritor e pretende captar Lisboa na sua luz especial, nas suas cores e nas situações peculiares singularmente ligadas a esta cidade e a nenhuma outra no mundo.
As imagens que fazem parte desta exposição são apenas uma amostra da descoberta de Lisboa que acontece ao ler este livro. Ilustram desde cenas tradicionais, a pormenores a que usualmente não damos importância, e até mesmo manifestações religiosas fora do vulgar.
Apesar de ter sido realizado em 2005, o projecto é agora exposto de forma a assinalar os 10 anos da morte de José Cardoso Pires.

¹ PIRES, José Cardoso, Lisboa: Livro de Bordo - vozes, olhares memorações, Ed. Dom Quixote, Clolecção Livro de Bolso

² BELARD, Francisco, "Fados Vadios" in Jornal Expresso, Lisboa, 8 Nov., 1997

Ver biografia de Magda Fernandes

Nenhum comentário: