DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Ana Martins


Ana Martins nasceu em Lisboa, em 1983. Licenciada pela Escola Superior de Dança no ano lectivo de 2004 / 2005. Frequentou o Curso de Coreografia integrado no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. O seu primeiro contacto foi com a dança clássica, tendo iniciado os seus estudos com Wanda Ribeiro da Silva e Ana Caldas. Mais tarde frequenta o CEM onde toma conhecimento com a dança contemporânea com Sofia Neuparth, Peter Michael Dietz, Amélia Bentes, Michael J. Stweart. Paralelamente frequenta workshops de interpretação e composição coreográfica. Da sua formação artística salienta nomes como Mathilde Monnier, Lia Rodrigues, Laurence Louppe, Lisa Nelson, Francisco Camcho, João Fiadeiro, Clara Andermatt, entre outros. Na sua formação integra também cursos de teatro, composição musical e novas tecnologias aplicadas à dança. Como intérprete, salienta os trabalhos realizados com Olga Roriz (Stand By; By Me; Cariátides) e Amélia Bentes (Aicnêgreme.to.be).

Nenhum comentário: