DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Nelson D`Aires


Nelson D` Aires nasceu em 1975, depois da "Revolução dos Cravos", e é como testemunha e sob a liberdade de expressão que gosta de fotografar.
Autodidacta, comprou a sua primeira câmara no início de 2003. Nunca tinha tido uma câmara fotográfica, nunca tinha fotografado até 2002, ano em que teve acesso a uma pequena câmara digital, propriedade da empresa para a qual trabalhava. Os anos que se seguiram foram de descoberta. Percebeu que a fotografia melhorou o seu entendimento do mundo.
Em Dezembro de 2005, despediu-se de uma carreira de dez anos como técnico de obras, numa empresa de construção civil e obras públicas, para se dedicar a cem porcento à fotografia documental como freelancer.
Apesar do seu curto percurso, expõe com regularidade e tem sido premiado por várias fotografias.
Em 2007, venceu o Prémio Fotojornalismo Visão/ BES, na categoria de Reportagem. Depois disso, já produziu a imagem do espectáculo Unicórnios e Farmácias Abandonadas, de José Luís Peixoto, nas Quintas de Leitura do Teatro Campo Alegre, no Porto. No início do ano, viu o seu trabalho “as i search for a piece of kindness...” ser seleccionado para competição no 4º Festival Audiovisual Black & White.
É membro do colectivo Kameraphoto. Mais informações sobre o autor em www.nelsondaires.net.

Nenhum comentário: