DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Frederico Pessanha


Nascido a 1980 em Lisboa, começou a sua formação na área de teatro em 1995, no curso “Espaço Expressões” na Comuna Teatro de Pesquisa com a duração de três anos. É convidado a trabalhar com o encenador José Carretas até entrar na Escola
Porfissional de Teatro de Cascais. Ao terminar em 2001, começa a trabalhar com o Mestre de Armas Eugénio Roque, dando aulas e participando em espectáculos de Esgrima Artística e Luta Cénica pelo país, também inicía o seu percursso como professor de Expressão Dramática em várias escolas e colégios de Lisboa e Grande Lisboa.
Escreve e Encena as peças: “O Auto dos 90”, “Coisas Nossas” e a peça infantil “Narrando Capuchinho”, “o Auto do Sec.XXI”, “Era uma vez…” e “ Quem conta um ponto, acrescenta um conto”, repondo-as mais tarde em várias salas do país.
Encontra-se neste momento a trabalhar com a Associação Tenda * Palhaços do Mundo em vários projectos, aulas de Expressão Dramática, Animações, Eventos Artísticos, e Cursos diversos dentro da área teatral. Surge em simultânio o projecto de uma instalação performativa com o nome “Peça S/ Título”, de concepção conjunta levada a cena no Teatro de Carnide entrando em digressão pelo país.

Nenhum comentário: