DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Fitacola


Os Fitacola surgiram em 2003. Diogo (voz/guitarra), Libelinha (baixo/coros), Besugo (guitarra) e Xico (bateria/coros) vêm de Coimbra e caracterizam-se por um som jovem. Uma atitude rebelde e inconformista perante a vida, e uma postura enérgica em palco. As letras, sempre em português, contêm sempre uma mensagem de acção, positiva, procurando combater o que consideram estar mal na sociedade, representando a juventude e uma geração que usa a voz dos Fitacola para provar que não é a tal 'geração rasca', tendo objectivos, valor e vontade de agir e mudar o que está mal.
Esta característica de humildade e carisma da banda explica a grande popularidade que a banda atinge entre as camadas mais jovens e faixas etárias estudantes pré-universitárias. A banda é tida como um modelo e exemplo de atitude saudável e activa perante a vida por parte de um número cada vez maior de fãs da banda, que nela se revê e nas suas letras, músicas e atitude.
A banda lançou recentemente o seu primeiro álbum de originais. O espectro artístico que influencia os Fitacola vem das próprias raízes sócio-culturais e musicais do nascimento da música moderna portuguesa, dos movimentos urbanos, de carácter social e até da própria arte urbana e desportos radicais, de onde todos eles inspiram e influenciam o trabalho e sonoridade da banda. Em dois anos a banda já superou a marca dos 75 concertos, entre os quais se destacam: Cercal Rock – 9ª edição, Festival Acção Directa 2005 (Açores – Ilha Terceira), Recepção ao Caloiro 2005 (Covilhã) – com Squeeze theeze pleeze e Fonzie, Queima das Fitas de Coimbra 2006 – com Hands on Approach e Boss AC, Semana Académica da Universidade de Aveiro (2006) – com Pluto e Expensive Soul, Semana Académica (2006 Castelo Branco) – com Tara Perdida, Hardclub – V.N. Gaia. (Cabeças de cartaz), Recepção ao Caloiro 2006 (IPC) Coimbra – com Peste & Sida e Asher Lane (Alemanha), RockOff 2006 VI edição (Cantanhede), Março Jovem 2006 (C.M. Seixal) – com Triplet.

Saber mais sobre a banda

Nenhum comentário: