Pizz Buin é o colectivo das artistas Rosa Baptista, Irene Loureiro Vanda Madureira, e Sara Santos. Formado em 2005, na ressaca da produção artística funcionária de dispositivos instituídos e veiculados por escolas de arte, galerias, museus, textos de catálogo e livros de arte, o colectivo reage ao sistema artístico português (e por consequência do sistema aberto e global a todos os sistemas artísticos), através de medidas de gozo e de co-acção nominadas de acção-parasita.
A acção-parasita é dizer que a sua acção parte sempre de uma ideia/construção/conceitos/objecto já existente. O grupo cria interferências/ruído nos modos de operação, desmistificando o poder dos medietários da arte, dissecando formatações, vícios, know how's e enfim criando uma base de reflexão sobre os interfaces que sustentam o mercado da arte.
O colectivo participou em exposições como: o Projecto CASA, divisão COZINHA, in exposição Trabalhar cansa , Galeria Arte Contempo, Lisboa e Selling art , acção parasita durante a Inauguração de Hugo Canoilas: «pinturas inglesas e outros trabalhos», Palácio da Ajuda, Lisboa.
Os elementos do colectivo Pizz Buin fazem parte da selecção oficial do Prémio EDP Jovens Artistas 2007 , cuja exposição foi apresentada em Novembro.
Rosa Baptista nasceu em 1980 e vive em Lisboa. É licenciada em Artes Plásticas pela E.S.A.D. Caldas da Rainha. Destacam-se a participação nas exposições: Laica no Espaço no Espaço, Lisboa; trabalho para projecto Fundação Sara&André, in Pêssegoprasemana, Porto; Bienal de Moçambique, Maputo; Biennal de Jovens Criadores do Mediterrâneo, Nápoles. No presente ano realizou uma residência de artista nos Open Studios em Dolni Porcenice/Praha.
Irene Loureiro nasceu em 1980 em Esmoriz. Licenciada em Artes plásticas pela E.S.A.D. Caldas da Rainha e no presente vive e trabalha no Porto. Destacam-se a participação nas exposições “Anonymous Artists” Galeria Bleutenweiss, Berlim; Megafone, Leiria; Gueto, no Espaço CalDesign, Caldas da Rainha; Casa 31, Caldas da Rainha. É também autora de Kink Poetry poesia para o colectivo Cospe na Cobra.
Vanda Madureira nasceu em 1973 em Matosinhos. Licenciada em Artes Plásticas pela E.S.A.D , Caldas da Rainha cidade onde vive e trabalha. Salientam-se a participação nas exposições: Salon, Galeria Violeta, Caldas da Rainha, projecto Buraco, Caldas da Rainha; VS, in IMAGO, festival de vídeo e cinema do Fundão; Gueto, no espaço CalDesign, Caldas da Rainha; Eu, Tu e o Ricardo na Galeria Mona do Cão, Calda da Rainha. Integra também o colectivo Cospe Na Cobra.
Sara Santos nasceu 1975 em Oeiras. Neste momento vive e trabalha em Lisboa. Destacam-se a exposição individual 7 Exposições temporárias, no Atelier Museu António Duarte, Caldas da Rainha e a participação nas exposições: Out to Punch, Lisboa; Moving still, Espace videographe, Montreal, Canadá, Vídeo Exchange, Rosenberg gallery & the commons NY,New York university department of art and art professions New York. No presente ano trabalhou como assistente de produção no MONSTRA -Festival Cinema de Animação de Lisboa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário