DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

São Miguel


“Numa estadia num Verão recente, em São Miguel, vagueei pelo território da ilha todos os dias. Havia continuamente muitas nuvens que eu sentia deslocarem-se como se me perseguindo. Para além delas, havia vistas incríveis, lugares repletos de histórias possíveis e impossíveis, muitas manchas de verde imenso, muitos tipos diferentes de água por todo o lado, hortênsias exuberantes, areia quente e escura nas praias. Tudo símbolos de uns Açores que eu já conhecia só de livros e de histórias. Nalguns momentos que fotografei, consegui descobrir tudo isto mas, simultaneamente, algo mais difícil de conceber. Algo como um sentimento longo e demorado, próximo da ausência de tempo.
São 6 dessas fotografias que agora dou a conhecer como um conjunto. Sem que efectivamente o procurasse, suponho ter interpretado uma noção muito minha de belo, filtrada pela ideia de açorianidade.
Desta forma, o conteúdo destas fotografias translada-se subtilmente do referente, entrando num domínio de carácter ficcional. Contudo, o peso magnânime da ilha não se deixa esmorecer e paira sobre tudo como um grande deus do mar alerta. À escuta. Em sentido. Em silêncio a olhar, protector, todo-poderoso.”

Inês D' Orey 2007

Inês D` Orey apresenta fotografias da ilha de São Miguel, mas propõe um trabalho aberto. A exposição inicial ganhará outra dimensão à medida que a fotógrafa for passando pelas restantes ilhas dos Açores. D` Orey irá fotografá-las durante os períodos de exposição do projecto São Miguel.

Ver biografia de Inês D`Orey

Nenhum comentário: