DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Masko


Masko (Luís Fialho) é fundador da banda de reggae "Sativa", do primeiro soundsystem do norte do País e o segundo em Portugal, os" In Ghetto SoundSystem", e do já extinto "mofyah soundsystem". É actualmente membro do sound internacional " Mighty Lion´s ".
Começou a misturar reggae e a debitar boas vibrações em 2001 e, desde então, tem visitado muitos ouvidos nesta babilónia.
Masko é detentor de mais de 50 Dubplates , certamente um dos recordistas de Portugal a nível de dubplates (temas feitos prepositadamente para ele e únicos no mundo). No seu vasto currículo como artista, Masko conta com actuações ao lado de verdadeiras lendas vivas da música, especialmente do reggae jamaicano, como Lee Sracth Perry, Horace Andy, Don Carlos, Jimmy Rilley, Anthony Jonhson, Mad Professor e Earl 16. Actuou também ao lado de artistas do reggae mundial e da música em geral como Gentleman, Asian Dub Foundation, Patrice, Dub Incorporation, Natiruts, Conscious Fyah, Black Alien, Marcelinho da Lua, Dj Pachu, Monbojó, Dj Dash, Makaya Sound, Roots Youths , Jonah dan...
Recentemente foi representar o bom nome do reggae português a um dos melhores festivais de dub em inglaterra o festival "Roots Way III" em Leicester, Inglaterra. É um dos propulsionadores e mentor do site nacional "Zona Dread" de divulgação e organização de eventos de Reggae e Soundsystem.
As suas actuações são conhecidas pela boa vibração onde existe uma verdadeira interactividade com publico. Masko é conhecido pela versatilidade a nível de estilos dentro do reggae, ouvi-lo é como desfolhar uma enciclopédia de reggae, dub, ska, dancehall e ragga.

Nenhum comentário: