DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Daniel Velez

Nasceu em Lisboa, em 1970. Vive em Sintra e desenvolve projectos autorais desde 1999.É professor convidado para as disciplinas de Projecto Fotográfico e Exposição – Concepção e Produção, do Curso de Fotografia do IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Lisboa, desde 2005.
Formação: frequenta o Mestrado em Design e Cultura Visual / Ramo Teoria da Cultura Visual da ESD – Escola Superior de Design do IADE, Lisboa; Pós-Graduação em Estudos de Fotografia, IADE, Lisboa, 2002; Plano de Estudos Completo em Fotografia, IADE, Lisboa, 2001; Plano de Estudos Básico em Fotografia, Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual, Lisboa, 1998.
Exposição individual: Ursa, Centro Cultural Cristóvão Colombo, Santa Maria, Açores, 2004. Exposições Colectivas: Polar, Encontro de Arte Jovem – Bienal de Arte, Chaves, 2006; Livre Vontade, Lisbon Village Festival – Village Gallery, Teatro Taborda, Lisboa, 2006; Pela Metade, ANTECIPARTE’05, Estufa Fria, Lisboa, 2005; Parábola do Feminino II, Prémio Vespeira – VIII Bienal de Artes Plásticas “Cidade de Montijo”, 2005; Ursa, Fotografia sem Fotografia, Laboratório das Artes, Guimarães, 2004; Orientações Temporais, XII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova da Cerveira, 2003; Parábola do Feminino, SNBA – Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa, 2003; Parábola do Feminino, IADE, Palácio Pombal, Lisboa, 2003; S/ Título, Galeria Municipal do Montijo, 2002; Como é à esquerda é à direita, como é à direita é à esquerda, Prémio Vespeira – VII Bienal de Artes Plásticas “Cidade de Montijo”, 2002; Orientações Temporais, VII Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, 2001; O sonho do meu perdigueiro, Evento 4.0 – Sentidos Grátis, Porto, 2001; Ensaio, IADE, Palácio Pombal, Lisboa, 1999.
Prémios: Menção Honrosa na modalidade de Fotografia, Prémio Vespeira – VIII Bienal de Artes Plásticas “Cidade de Montijo”, 2005; 1º Prémio para o tema Concelho de Vila Franca de Xira na VII Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, 2001.

Nenhum comentário: