DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Rita Galo

Natural de Lisboa, em 1997 obtém o diploma da Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde trabalhou com Carlos Caldas, Guilherme Dias, Cristina Pereira, Cristina Graça, Margarida Bettencourt e Olga Roriz. Em 1997 ingressa na Escola Superior de Dança, donde destaca o trabalho com Armando Jorge, Ruthe Silke, Mark de Graef, Jean Paul Bucchieri, Graça Barroso,
Alphonse Poulin, Rui Horta, Diane Grey, Nina Wallon, Vasco Wellenkamp, George Garcia. Neste seu percurso de formação trabalhou com os coreógrafos: Rui Lopes Graça; Mariana Rocha; Victor Linhares; Didier Chazeau, Armando Maciel; Luís Damas; José Luís Vieira; Tíndaro Silvano; Jean Paul Buccheri; Rui Pinto; Nathalie Bard; Aimé de Lignière; Gagik Ismalian; Benvindo Fonseca. De 1993 a 1997 frequenta os Estágios Internacionais de Dança: estágio de Dança de Lisboa; estágio de Verão na Escola de Dança do Conservatório Nacional; estágio no Centre de Dança Rosella Hightower. Na Expo 98 interpreta na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo “Danças Portuguesas (Homenagem a Carlos Paredes) de Vasco Wellenkamp. Em 1999 participa no Europe Danse onde interpretou Jardi Tancat de Nacho Duato e Follow Her de Richard Wherlock, com digressão em França e Itália. Em 2001 no Concurso Internacional de Coreografia “Le Primtemp de la Danse” (Geneve), interpreta uma coreografía de Claúdia Martins e Rafael Carriço obtendo o 1º prémio da categoria profissional. Em 2001 coreografa “Água Mágica”, criação destinada a publico infantil. Em 2002 coreografa “Fugata” e “Imagens” para a Companhia Tradicional e frequenta o Impulstanz, Vienna International Dance Festival. Em Fevereiro de 2002 ingressa como bailarina na Companhia de Dança de Almada, onde interpretou coreografias de Manuel Perês Torres, Filipa Francisco, Benvindo Fonseca, Alexandrina Nogueira, Elisa Ferreira, Tiziana Arnaboldi e Guillermo Horta. Em 2004 e a convite da Companhia de Dança de Almada, integra o Projecto de Jovens Autores, com a coreografia “...Embriagar de Sonho, o Silêncio das Coisas...”. Em 2005, coreografa uma nova versão do mesmo bailado para o 2º Programa da Temporada da Companhia de Dança de Almada.
Click to buy NOW!
PDFXCHANGE
www.docutrack.
com
Click to buy NOW!
PDFXCHANGE
www.docutrack.
com

Nenhum comentário: