DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A Crosta - edição de livro e exposição


O livro
A Crosta é uma história tão antiga quanto a humanidade. Diz Seferis: Acordei com esta cabeça de mármore nas mãos que extenua os meus cotovelos e não sei onde pousá-la… se não o sabemos, deixá-la voar até eliminar a sua gravidade, deixá-la partir, deixá-la ficar em confronto entre os dias inexplicáveis, deixá-la passear-se pela ilha múltipla de todos os estranhos que moram em nós.
A Crosta é o Luís, eu só lhe ponho algumas palavras na boca, diz a Judite. As Crostas são as coisas que não voam, são as que poisam, diz o Luís. A Crosta é aquele minuto em que por acaso tudo se torna subitamente claro, diz o Luís. Para logo se turvar outra vez, diz a Judite.
Pois então… a Crosta é pintura, poesia e narrativa procurando encontrar fusão através do diálogo estético do autor e da autora e das suas expressões que navegam, naquele objecto, juntas (não diz ninguém, mas sente-se).

A exposição
Três espaços antecedem o livro para o percorrer. Primeiro, convida-se cada pessoa a respirar o seu próprio poema, devagarinho… a fazê-lo palavras de pensar e de sentir a sua ilha de ser, depois… a atravessar as páginas através da pintura, do som e das palavras… depois… a fazer um exercício, o do processo partilhado de como se faz da pintura um livro de poesia que é um livro de pintura que conta a história de um poema…

Ver biografias de Judite Fernandes e Luís Roque

Nenhum comentário: