DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Smells Like Teen Spirit


«...Luís Guerra é o que mais longe chega na construção de um exercício desafiador. A mítica canção dos Nirvana, repetida quatro vezes, serve-lhe para propor diferentes olhares sobre a representação: a bailarina clássica (Vânia Vaz), a drag queen (Filipe Viegas), o artista contemporâneo, vulgo terrorista (Tânia Carvalho, Luís Guerra). Não falta o humor, irrisão, delírio, despeito, a vontade em provocar, de recusar o sentido. Mas numa velocidade improvisada e auto-fágica que os leva à exaustão, cedendo à dor física e à violência infligida. O naïf exercício de puro gozo torna-se metáfora real para a sofreguidão de uma geração...» por Tiago Bartolomeu Costa em 16 de Fevereiro de 2007 no suplemento "Ýpsilon" do jornal "Público".
«...Mark Deputter, programador do Teatro Camões, convidou os jovens coreógrafos Luís Guerra, Ana Mira, Hélio Santos e Inês Jacques a criarem uma peça a partir de diversos géneros musicais, desde a ópera, o cântico religioso, folclore, música pop, fado e rap.
Luís Guerra disse à Agência Lusa que este convite foi "um grande desafio" porque, habitualmente, no processo criativo, inspira-se numa ideia ou num ambiente e transporta-os para o movimento. "Nesta altura não partiria de uma canção para criar uma coreografia, por isso foi interessante fazê-lo", referiu o coreógrafo e bailarino, que escolheu "Smells like teen spirit", do grupo Nirvana, para o seu trabalho. "Escolhi esta música porque tem um pulsar que me agrada, uma energia primitiva, além de um lado decadente que me apeteceu explorar", explicou o coreógrafo e bailarino. A peça, com o título homónimo da música dos Nirvana, tem também interpretação de Madunna, Tânia Carvalho, Tozé e Vânia Vaz...» por Agência Lusa

Ver biografia de Luís Guerra

Nenhum comentário: