DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Fernando Calvozo


Fernando Calvozo (na foto) é Director de Actividades Culturais no Memorial da América Latina, além de ser Director Cultural e Membro da Confraria Brasileira dos Companheiros de Guttemberg e Diretor de Cultura do Conseg (Conselho de Segurança da Regional Oeste/Sp/Capital).
Em atividades na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, foi Director do Departamento de Formação Cultural (2003-2005) , do Departamento de Artes e Ciências Humanas – DACH - (2003); Director do Theatro São Pedro por cinco anos; Membro do Conselho Estadual para os 500 anos do Brasil (2000); Director do Teatro Sérgio Cardoso; Director da Divisão das Casas de Espetáculos; Director da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo por seis anos; Director da Universidade Livre de Música (ULM); Produtor do Projeto Música na Serra - Vale do Paraíba (1989/1990); Produtor do Festival de Inverno de Campos do Jordão por oito anos na década de 90; Assessor de Editoria Nacional da Ricordi Brasileira (1994/1995) e produtor da Feira de Cultura Brasileira, em 1992, e do Espaço Musical Artefacto (São Paulo, de 1986 a 1988).
Produziu os seguintes espetáculos e eventos:”No Natal a Gente Vem te Buscar”(de Naum Alves de Souza/2006) “Bidu Sayão: Uma Homenagem” (2005), “A Noiva do Condutor” (2004) , Semana Guiomar Novaes durante seis anos; a 1a e 2a Festa da Musica – Santa Cecília (2003- 2004); Orquestra Maggio Musicale Fiorentina (1992); Centenário da Av. Paulista (Orquestra De Câmara de Moscou) e São Francisco de Assis no Brasil (1986), entre outros.
O trabalho desenvolvido à frente do Theatro São Pedro, resultou numa programação eclética e deu prioridade a parcerias, criou a Sala Dinorah de Carvalho, e o Centro de Memória da Ópera, com um acervo de aproximadamente 6500 itens utilizados em montagens operísticas (desde 1920).
Em 2004 recebeu em Paris, da Academia Francesa de Artes Ciências e Letras, a medalha de mérito por seu trabalho na área cultural.

Nenhum comentário: