DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Sofia Berberan


Sofia Berberan nasceu em 1980, na Rua da Palma, em Lisboa. Em 2005 terminou o curso Profissional de Fotografia, no Instituto Português de Fotografia. Entre 1995 e 2001 fez teatro amador com o açoriano Ávila Costa.
Durante os anos de 2005 e 2006 trabalhou como fotógrafa freelancer na cobertura de eventos musicais organizados pela produtora musical Diffence. Realizou vários trabalhos no âmbito da fotografia, dos quais se destacam os trabalhos de fotografia de espectáculo. Trabalhou para várias companhias de teatro, para actores e para editoras musicais, ao longo dos dois últimos anos. Nesse âmbito desenvolveu trabalhos para as encenadoras Suzana Borges e Patrícia Carreira, colaborou com o Teatro da Garagem (A Vida Continua, Ácido e Os Miúdos da Annes Penedo), e concebeu, juntamente com a fotógrafa Magda Fernandes, a fotografia e imagem gráfica do álbum Sentidos, da fadista Ana Laíns.
Dedica-se em especial à fotografia de autor, que desenvolve de forma independente desde 2005, e já participou em várias exposições colectivas, entre as quais uma exposição sobre o bairro típico de Alfama, em Lisboa, em 2005. Actualmente dá aulas de fotografia.

Nenhum comentário: