DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Subterrâneos do Corpo


O corpo. A imagem do corpo por si só, quase irreal, equiparado a uma obra de arte, uma massa orgânica em constante movimento.
As diferentes linguagens de cada corpo.
A forma como cada corpo se pode movimentar sem a necessidade de uma história como pretexto. O corpo humano sem o peso dos géneros. Apenas o corpo, nu de quaisquer artefactos que o amparem.

Ana Martins

Coreografia: Ana Martins
Assistente de coreografia: Catarina Ribeiro
Interpretação: Francesca Bertozzi e Inês Oliveira Santos
Cenário: Rita Álvares Pereira
Música Original: Simão Costa
Desenho de luz: Anatol Waschke
Produção executiva: Eira
Agradecimentos: Francisco Medeiros, Hugo Tornelo, José Álvaro Correia
Espectáculo financiado no âmbito do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística/Fundação Calouste Gulbenkian

Ver biografia de Ana Martins

Nenhum comentário: