DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Rui Lage


Rui Lage nasceu na cidade do Porto em 1975. É portuense por convicção e transmontano por vocação. Autor de livros de poesia, teatro, ensaio e literatura infantil, tradutor de poesia e prosa inglesa, francesa e espanhola. É membro da direcção da Fundação Eugénio de Andrade desde 2001. Fundou e dirigiu, entre 1998 e 2004, a revista de literatura, música e artes visuais Águas-Furtadas, editada pelo Núcleo de Jornalismo Académico do Porto. Foi Chefe de Redacção do Jornal Universitário do Porto em 2001, órgão no seio do qual desempenhou outros cargos directivos. Escreve crítica literária para as revistas Cadernos de Serrúbia, Apeadeiro e Terceira Margem e tem colaborado em jornais portugueses tais como o “Jornal de Notícias”, o “Diário de Notícias” ou o “Jornal de Letras, Artes & Ideias”. Organizou e moderou inúmeros debates sobre literatura e sobre temas ligados à cultura e à sociedade em geral. Tem tido a seu cargo, quer na Fundação Eugénio de Andrade quer noutros locais, a apresentação de obras – ou da Obra – de uma série de escritores: Eugénio de Andrade, Fernando Pinto do Amaral, Fernando Guimarães, A. M. Pires Cabral., Eduarda Chiote, etc. Organizou e/ou participou em diversos recitais de poesia. Participou, enquanto convidado, em vários programas de rádio e televisão. Tem diversos artigos e trabalhos académicos publicados e apresentou comunicações a diversos congressos, em Portugal e no estrangeiro. Encontra-se a trabalhar na sua tese de doutoramento em Literaturas Românicas, Adeus Campos Felizes: A Elegia na Poesia Portuguesa do Século XX, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se licenciou em Estudos Portugueses e Ingleses e se pós-graduou em Literatura Portuguesa e Brasileira.

Nenhum comentário: