DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Alexandrina Nogueira

Licenciada em dança pela Escola Superior de Dança, no Ramo do Espectáculo. Actualmente é bailarina da Companhia de Dança de Almada. Possui o curso Técnico Profissional de Dança na Escola de Dança Ginasiano. Trabalhou com Graça Barroso, Vasco Wellenkamp, José Luís Vieira, Armando Jorge, Carlos Caldas, Tindaro Silvano, Luís Damas, Rui Pinto, entre outros. Participou no “FontysDansfestival” Festival da Primavera na Holanda, com espectáculos em Lier (Bélgica), Tilburg e Hertogenbofch (Holanda) e ainda na 1ª Mostra de Dança Independente em Lisboa. Participou como coreógrafa/Interprete com a coreografia “Imperfeita Perfeição” nos encontros 4º Movimentos de Dança na Faculdade de Motricidade Humana; no Festival Mudanças 2000; no Dia Mundial da Dança; na 9ª Quinzena de Dança de Almada em 2001; e em 2002 na homenagem Para a Mónica, no Teatro Maria Matos. Para a Companhia de Dança de Almada criou “Pulsações da Terra” em 2003 e “O Desejo Veste um Corpo” em 2005.

Nenhum comentário: