DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

26 de Dezembro

Aqueles peixes minúsculos que vivem junto da costa andam em cardume e parece que se deixam apanhar de propósito, de onde eu venho chamam-se Janquizinhos, aqui são Chicharros. O Joca e o Pereira não se podem fazer ao mar, continua fresco e picado. Ficam no porto a apanhar chicharros. As nuvens estão cinzentas e em massa, de vez em quando raios da luz do sol criam cambiantes no morro das casas. O Dornier aterra por cima da vila. As gaivotas que tentam apanhar os restos de peixe substituem a ausência do Joca e do Pereira no porto. Já saíram. Uma hora mais tarde estamos a comer os chicharrinhos fritos. Uma delicia regada a vinho. Horas na conversa. Deixar passar o tempo. Hoje descansamos das seis cassetes filmadas durante o Natal.


Gonçalo Tocha


3 comentários:

Rita Duarte disse...

Só agora aqui cheguei mas já me pus ao corrente do que se tem passado por aí. Agora serei uma voyeur sempre presente. Se me é permitida uma opinião, acho que o conjunto Tochapestana deveria tocar no dia em que lançassem o filme...é só uma ideia...quiçá lançar um disco...

Paulo Castanheira disse...

Oh,Oh,Oh
Saudações Corvinas. Que boa alguem teve em fazer um diarioblog, andava ruidinho de curiosidade para saber das tuas mais recentes aventuras. Prometo acompanhar o desenvolvimento desse filme que já deverá ser um épico ao Corvo (pelo menos pela quantidade de fita). Dá um abraço ao Didio e que a força esteja convosco.
Abraços
Paulo Castanheira (companheiro corvino)

Sofia Oriana disse...

+uma boa iniciativa contada pela mãe Maria José Grosso,que faz sempre questão de divulgar os bons trabalhos dos seus queridos alunos.
Por enquanto estou no Faial e vou estar atenta ao que por aqui vai andando..
um bom trabalho e um olá da Sofia.