DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

13 de Janeiro

Uma das grandes libertações de estar no Corvo é não sentir as datas. Se hoje é o meu aniversário pouco interessa. Como aqueles pequenos peixes que se colam ao Mero das águas do Corvo para poderem navegar, eu prefiro cantar os parabéns ao Roque, o homem que nasceu em 1919 neste mesmo dia, sessenta anos antes de mim. Nuvens negras inundam a vila de escuro e a sensação de concha resume-se. Aqui estamos protegidos do mundo mas não dos males do mundo. Assusta-me o rumo deste modo de vida, ausente de passado e história, rasurado pelo aumento das condições de vida. Naturalmente instável e precário. Ter orgulho no Corvo é ter orgulho de viver na particularidade, na invenção de um modo de vida particular. O centro é onde estamos e não o que se compra.


Gonçalo Tocha



Um comentário:

Vera Câmara disse...

oh gonçalo nem acredito que fazes anos no mesmo dia que o meu avô e nem comentaste fico com pena não sabia e ainda por cima estivemos todos juntos lá poderia ter sido uma festa a duplicar mas antes tarde que nunca espero que o teu aniversário tenha sido bom e que tenhas gostado de o ter passado no corvo
os meus parabéns atrasados que sejas muito feliz nunca me esqueçerei de voces os dois bj vera