DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

17 de Janeiro

Todas as imagens criadas sobre um local, o Corvo, enquanto marcas rituais e traços de passagem devem entrar no filme que estamos a construir. Não como memória, não como artefacto mas como um presente que existe no que estamos a fazer, continuamente. O comentário do olhar no que ficou registado transforma o tempo de vida numa construção histórica constante. Se damos a ver o que filmamos, se pedimos que mostrem o que têm de imagens, é para aproximar os tempos e os espaços mentais. Por vezes, só na distância funciona. Talvez só daqui a trinta anos tudo o que estejamos a marcar em filme seja “visível”…

Gonçalo Tocha

Um comentário:

rita disse...

Antes de mais, parabéns pelo teu sobrinho! E parabéns para ti! Partilhamos o mesmo dia, mas eu sou de Novembro:)
Tenho acompanhado os teus relatos e não tenho deixado comentários porque, por qualquer razão, não aceitava a minha password. Hoje, finalmente, consegui! Adorei rever a sensação de estar no Caldeirão, obrigada!
Também tenho pena que venham embora, pois assim continuava ligada ao Corvo. Lá terei de esperar por essas imagens únicas de uma terra tão particular.
Um beijinho, resto de bom trabalho e boa viagem!
Rita Duarte