DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

José Neves


É licenciado em Planeamento Regional e Local, variante de Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1987-1988). Tem uma pós-graduação no Ramo Educacional pela mesma faculdade de Letras (1989-1990). Em 1997, concluiu o 3º ano do Curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, na área de montagem.
Entre 1994 e 2001, participou fez vários cursos de informática e sobre a utilização da internet.
Entre 2003 e 2005, foi professor destacado no Teatro Nacional D. Maria II, responsável pelos registos das peças levadas a cena e das conferências, para arquivo no respectivo Centro de Imagens. Em 2002/ 03, tinha sido professor responsável por um workshop de video com alunos da Escola Secundária Passos Manuel, no âmbito do qual se realizaram dois trabalhos, um sobre a escola e outro sobre a cidade de Lisboa.
Em 2001, foi requisitado no Instituto Português das Artes do Espectáculo como Coordenador do Sector de Imagem, Vídeo e CD ROM, em coordenação com o Gabinete de Informação e Divulgação. No ano anterior, já havia sido requisitado pelo IPAE, mas no Departamento de Descentralização e Difusão, Divisão de Coordenação e Programação, como um dos responsáveis pela coordenação do Programa da Difusão.

Entre 1989 e 2000, foi professor em Escolas Secundárias e Básicas do 2º e 3º Ciclos, na cidade de Lisboa nas disciplinas de Geografia, Comunicação e Difusão, Ciências Sociais e Ciências do Ambiente. É, actualmente, professor efectivo da Escola Secundária Passos Manuel.

EXPERIÊNCIA EM CINEMA E ARTÍSTICA:

2004

Instalação video do espectáculo “Vision” da autoria de João Grosso, a partir de “Petroleo” de Pier Paolo Pasolini, integrado no festival W.A.Y., subordinado ao tema do Erotismo. Lux, Janeiro de 2004.

2004/2003

Realização do documentário “Fajã de Santo Cristo” (concurso de apoio financeiro selectivo à produção de documentários de criação de 2002).

2003

Video integrante do espectáculo “Dobro”, em co-autoria com Gonçalo Ferreira de Almeida, apresentado no CCB no âmbito do festival “Temps d’Images” e posteriormente em Roma.

2002

Concepção, câmara, realização e co-autoria na montagem de um vídeo intitulado “DUO”, feito a partir da peça coreográfica “Um Solo”, da autoria de Tiago Guedes, com o seu criador como intérprete, concorrente ao festival Internacional de Vídeo-Dança, 1º FRAME.

2002

Répérages e pesquisa, para um próximo documentário, na Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Ilha de S. Jorge, arquipélago dos Açores.

2o02

Concepção, pesquisa e montagem, em conjunto com Vasco Diogo, do vídeo que integra a peça “Um Auto para Jerusalém”, da autoria de Mário Cesariny, com encenação de Nuno Carinhas e Paula Massano, estreada no Teatro Nacional D. Maria II em Junho de 2002.

2001/2002

Apoio do ICAM – Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia para a pesquisa de um documentário a realizar-se nos Açores, na Ilha de S. Jorge, na Fajã de Santo Cristo, relativo ao quotidiano da comunidade local e às celebrações que ocorrem no referido espaço.

2001

Vencedor do Prémio de Melhor Vídeo Nacional, do Festival Videolisboa, com o documentário em vídeo, “Jorge Molder, Por Aqui Quase Nunca Ninguém Passa”.

2000/01

Realização, argumento, imagem e co-autoria de montagem e som do documentário intitulado “Imagine”, em fase de pós-produção, sobre o trabalho de ensaios realizados pelo grupo de teatro e Associação Cultural, Projecto Teatral, relativo à sua última produção, elaborada a partir dum texto de Samuel Beckett, “Imaginação Morta, Imaginem”.

1999

Realização, argumento, imagem e co-autoria da montagem do documentário, “Por Aqui Quase Nunca Ninguém Passa”, sobre a obra e a pessoa do artista Jorge Molder, numa co-produção da RTP e da Rosa Filmes, apoiado pelo Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), exibido no âmbito da

mostra dedicada ao artista na Bienal de Veneza de 1999 e na RTP 2, no programa “Artes e Letras”. Durante o ano de 2000, o filme foi exibido na RTP Internacional e no cinema King, integrado num miniciclo dedicado a documentários portugueses sobre artistas.

1999

Câmara no vídeo “O Ano do Pénis” , feito a partir da peça homónima, com realização de Vasco Diogo e apresentado no âmbito do 4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa.

1998

Co-autor do argumento do filme “O Fantasma”, em parceria com o cineasta João Pedro Rodrigues, argumento vencedor do concurso do ICAM para a atribuição de apoios para primeiras longas-metragens de ficção, cujo filme, posteriormente, foi seleccionado para a secção de competição do Festival de Cinema de Veneza de 2000.

DIFUSÃO DE CURTAS METRAGENS EM VÍDEO AMADOR

1999

Co-autoria, com Maria Duarte, do vídeo-performance “Maqueta”, realizada a partir de um texto original de António Guerreiro, publicado no número 2 da revista “Elipse” e apresentado no âmbito de uma mostra de trabalhos inseridos no projecto “Deslocações”, coordenado por Lúcia Sigalho e Maria Duarte.

1998

Répèrages em vídeo realizadas em Nova Iorque para um projecto de documentário ititulado “Meet Packing District”, sobre o bairro Meat Packing District.

“Sight Seer”, documentário sobre Lisboa para a Escola Superior de Teatro e Cinema, como exercício final da disciplina de “Seminário de Montagem”, leccionada pelo cineasta Joaquim Sapinho.

Répèrages em vídeo para um projecto documental no Alentejo, sobre experiências de vidas alternativas em montes alentejanos, a partir da experiência do casal de artistas plásticos Teresa e Marcel, residentes no “Monte Aranha”, perto de Évora Monte

1996-1997

Realização colectiva do vídeo “O Dia do Músico” para a Escola Superior de Teatro e de Cinema, com orientação de Edgar Pêra, em colaboração com o Teatro da Cornucópia.

Nenhum comentário: