DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Cá Dentro


Por dentro, um olhar exterior sobre as singularidades de uma existência comunitária, remota e particular, no entanto cada vez mais vulnerável às transformações que a ida de pessoas de fora implica: o passado relembrado, o presente observado, celebrações colectivas, traços de solidão, a relação entre pessoas e natureza, o antigo e o novo.
O filme consiste na articulação, não ordenada cronologicamente, de vários momentos, colocados em contraponto com a banda de som, sua voz e ampliação: a vida na fajã, em fragmentos evocativos, residuais, especificidades do olhar, de fora para dentro.

Ficha Técnica

Concepção e realização: José Neves (2005)
Imagem: Sandra Meleiro
Som: Luís Carapeto, António Pedro Figueiredo, Paulo Cerveira
Montagem de imagem: Claúdia Bravo, José Neves
Montagem de som: Claúdia Bravo
Produtores: Catarina Fortes, Fernando Vendrell
Produção: Selma Cifka, Miriam Vale
Misturas: Tiago Matos
Online/correcção de cor/genérico: Miguel Oliveira
Com: Elizabete Borges, José Borges, Gilda Nunes, Baltazar Azevedo, Maria Mendonça Gregório, António Pereira Gregório, Sérgio Borges, Marcos Borges, Mónica Borges, Carlos Dias Valério, Tiago Nunes.

Ver biografia de José Neves


Nenhum comentário: