DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

15 de Janeiro

Poucos serviços nos restam, poucos dias nos sobram, a aventura Corvo aproxima-se do fim e isso aborrece-me. Quero acabar com esta sensação de estar sempre a perder. O que não filmo está perdido. E não quero sair porque voltar entristece-me, leva-me ao centro de onde vim e não me atrai andar às voltas de um só ponto. Os dias passam rápido mas todos diferentes. O Corvo é o símbolo do que o Beru diz no Balaou: “As notícias são sempre iguais mas a meteorologia muda todos os dias”. Não existem nuvens semelhantes, da mesma forma e da mesma cor. O vento espalha-as. Hoje, de repente, um “olho de boi” no céu, um vortex recortado de nuvens cinzentas sobre uma auréola laranja, mais tarde violenta. Sinal de mudança de tempo. O mar eleva-se sobre a terra, pontilhado de espuma branca.

Gonçalo Tocha

Nenhum comentário: