DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Aos Avós


Esta escultura surge em mote de dedicatória a todos os avós. Não há melhor local para encontrar avós que nos jardins... com ou sem os netos são sombras que enchem os espaços mais solitários quer físicos quer sociais. Mais uma vez tento chamar para a escultura a realidade social. Não há melhor tema e inspiração que a realidade, a velhice e a solidão destes “nossos avós” são reais. Os jardins são especialmente apelativos a esta intervenção onde discretamente, sentada num banco de jardim, a dar milho aos pombos como forma de distracção ou sentimento utilitário, uma avó marca a sua presença de uma forma silenciosa mas efectiva. Sem moralismo subjacentes a escultura pretende ser caricatural e aberta a qualquer interpretação apelando ao contacto físico do espectador que poderá sentar-se no mesmo banco partilhando a sua companhia, e para os mais novos, nada melhor que o colo de uma avó...

Leonor Pêgo

2005
escala humana
banco de jardim, varão e chapa de ferro

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